Arquivo do blog

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Conhecendo Diário de classe de Bartolomeu Campos de Queirós



Atividade realizada em 31/08


Os alunos do contra turno ( turma 8601) , hoje conheceram  a poesia Haroldo do livro Diário de classe de Bartolomeu Campos de Queirós, da editora Moderna,. O autor brinca com as palavras trocando, subtraindo ou acrescentando sílabas e letras.  Por serem  textos  pequenos e divertidos,são  ideais para serem apresentados para os alunos no processo de alfabetização

Atividades realizadas

Leitura da poesia
Conversa sobre a poesia
Explicação do sentido da palavra rodo
Espaçamento/contagem pálavras
1-Envolver: título, nome do autor
2- Espaçamento/contar palavras
3- Envolver : rimas/ apelido do Eduardo/ apelido do Arnaldo/ palavras que terminar em R
4- Retirar da poesia:
    Palavras que iniciam com a letra A
    Nomes próprios
   Palavra que inicia com a letra M
   Palavra que inicia com a letra C
     Palavras com 4 sílabas
     Palavra que termina com a letra O 
 Descobrir palavras dentro de palavras









1   Escreva o seu nome e o nome dos seus colegas no quadro abaixo. Observe o modelo e preencha o que se pede.




NOME
Nº DE
LETRAS
Nº DE
 SÍLABAS
PRIMEIRA
SÍLABA
ÚLTIMA
 SÍLABA
HAROLDO
7
3
HA
DO
































2) Palavras escondidas – Tente encontrar palavras escondidas nos nomes abaixo.

CAROLINA .................................................................................................


MARIANE  ...............................................................................................

 JULIANA  ..................................................................................................
LIANA -----------------------------------------------------------------------
LUCILIA --------------------------------------------------------------
JOANA --------------------------------------------------------------
 OLIVIA ------------------------------------------------





3 ) No quadro abaixo, você encontra as sílabas que formam quatro nomes de mulher. Use lápis com cores diferentes e pinte as sílabas que formam cada um dos nomes. Lembre- se: para cada nome uma cor diferente.

A
NA
RI
JU
CA
JU
NA
MA
LI
A
NA
A
NE
RO
LI
LI
A




    Agora escreva nas linhas os nomes que você encontrou: ----------------------------------  ------------------------------------------------------- ------------------------
                                Atividade realizada em 3/9

  Estudos sugerem que a crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita devem participar de atividades para desenvolver a consciência fonológica, em  programas de reforço escolar ou terapias com profissionais especializados, como fonoaudiólogo ou psicopedagogo. Além disso, as escolas podem desenvolver desde a pré-escola, atividades de consciência fonológica com objetivo preventivo, a fim de minimizar as possíveis dificuldades futuras na aquisição da escrita (Guimarães, 2003)
 Dando continuidade  a "brincadeira " trocando letras 
 Hoje , os alunos do contra turno ( turma 8601 ) conheceram a poesia 



        Se Graça trocar
de lugar as letras ,
a garça voa!
E a menina,
sem graça,
fica sozinha!

Bartolomeu Campos de Queirós


    

Atividades realizadas:

Leitura da poesia

Discussão sobre o tema

Descoberta da letra trocada

Espaçamento/contagem palavras

Envolver na poesia

Nome próprio/nome de uma ave ( foi relembrado as características das aves )

Envolver as palavras : menina / sozinha

Copiar no caderno :

Uma palavra com 3 sílabas/ Com 1 sílaba / terminada por S














JANELA



L   LEIA PARA O/A PROFESSOR/A A PALAVRA ESCRITA ACIMA.

1  VAMOS FORMAR UMA NOVA PALAVRA A PARTIR DESTA?

    TROQUE A 1ª LETRA (J) PELA LETRA (P) E VEJA QUAL É A NOVA  

     PALAVRA FORMADA ...................................................

    AGORA TROQUE O (J ) POR ( C ) ...........................................................

2) VAMOS CONTINUAR NOSSA BRINCADEIRA DE REALIZAR ALGUMAS

TROCAS E FORMAR NOVAS PALAVRAS

BATATA

QUAL A SÍLABA QUE SE REPETE ? _________________
PINTE AS SÍLABAS REPETIDAS COM LÁPIS DE COR.
MONTE A PALAVRA COM O ALFABETO MÓVEL.
ONDE APARECE A LETRA (T ), TROQUE-A PELA LETRA ( N).--------------------


BOLA 
TROQUE A 1ª LETRA PELA LETRA C  
   PALAVRA FORMADA ...................................................
AGORA TROQUE A LETRA C PELA LETRA M
 PALAVRA FORMADA ...................................................

4 comentários:

  1. Tenho uma turma de alfabetização e sempre visito esse blog, achei muito interessante estas atividades vou utilizá-las. Um abraço Rita

    ResponderExcluir
  2. Olá Laís,
    passei para te cumprimentar e te dizer que continuo acompanhando o Blog da escola. Parabéns pela sua dedicação.
    Claudia Goes

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudia, sua visita é sempre bem vinda, mães como você que estão sempre nos incentivando nos fortalecem cada vez mais na nossa caminhada. Obrigada pelo carinho
    Lais

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, bom ver as crianças produzindo. Abraços Leila

    ResponderExcluir