(
Atividades realizadas em 10 e 11 de setembro)
Reforço Escolar turma 8601/NCM1301
Os pesquisadores Goswami e Bryant (1997) realizaram estudos a respeito da consciência fonológica e comprovaram que a habilidade de detectar rima e aliteração é preditora do progresso na aquisição da leitura e escrita. Isto ocorre, porque a capacidade de perceber semelhanças sonoras no início ou no final das palavras permite fazer conexões entre os grafemas e os fonemas que eles representam, ou seja, favorece a generalização destas relações.
Texto : Infância /Sônia Miranda
Atividades realizadas
· Atividades de reflexão sobre a escrita, análise e comparação de letras, sílaba inicial e final
· Verso/ estrofe
· Título/autor
· Identificar o tema do texto
• Circular os nomes das crianças com o lápis de cor azul.
• Circular os nomes das brincadeiras com lápis de cor vermelho.
• Circular os nomes dos brinquedos com lápis de cor amarelo.
• Circular os nomes das brincadeiras com lápis de cor vermelho.
• Circular os nomes dos brinquedos com lápis de cor amarelo.
· Circular nos textos palavras que rimam.
· Relacionar os nomes apresentados no poema às brincadeiras correspondentes.
· Alunos receberam uma estrofe , ilustraram m, recompuseram a poesia
· Jogo da memória das rimas. Os alunos receberam figuras para formar pares a partir das rimas que se formam.
· Exemplo: descobrir que gato é par do sapato, pois rimam.
Casa rima com asa e assim por diante.
· Depois de formar os pares foi entregue tiras de papel e os alunos que anotaram os nomes das figuras e marcaram os finais.
Vou comprar um presentinho
Para meus bons amiguinhos.
O que será que vou dar?
Vocês vão adivinhar.
O que será que vou dar?
Vocês vão adivinhar.
Para o Joaõzinho
Vou dar um.......................
Vou dar um.......................
Para o Mário
Eu dou um........................
Eu dou um........................
Para o Renato
Um...................................
Um...................................
Para o Ricardinho
Vou dar um ......................
Vou dar um ......................
Para a Gabriela
Eu dou uma.......................
Eu dou uma.......................
Para a Arlete
Um.....................................
Um.....................................
Para o Gabriel
Vou dar um......................
Vou dar um......................
Para a Giovana
Vou dar uma
.............
Para o Marcelo
Vou dar um
.......................
Nenhum comentário:
Postar um comentário