Atividade
realizada em 31/08
Os
alunos do contra turno ( turma 8601) , hoje conheceram a poesia Haroldo do livro
Diário de classe de Bartolomeu Campos
de Queirós, da editora Moderna,. O autor brinca com as
palavras trocando, subtraindo ou acrescentando sílabas e letras. Por serem textos
pequenos e divertidos,são ideais
para serem apresentados para os alunos no processo de alfabetização
Atividades
realizadas
Leitura
da poesia
Conversa
sobre a poesia
Explicação
do sentido da palavra rodo
Espaçamento/contagem pálavras
1-Envolver:
título, nome do autor
2- Espaçamento/contar
palavras
3-
Envolver : rimas/ apelido do Eduardo/ apelido do Arnaldo/ palavras que terminar
em R
4-
Retirar da poesia:
Palavras que iniciam com a letra
A
Nomes próprios
Palavra que inicia com a letra M
Palavra que inicia com a letra C
Palavras com 4 sílabas
Palavra que termina com a letra O
Descobrir palavras dentro de palavras
1
Escreva
o seu nome e o nome dos seus colegas no quadro abaixo. Observe o modelo e
preencha o que se pede.
NOME
|
Nº DE
LETRAS
|
Nº DE
SÍLABAS
|
PRIMEIRA
SÍLABA
|
ÚLTIMA
SÍLABA
|
HAROLDO
|
7
|
3
|
HA
|
DO
|
2) Palavras
escondidas – Tente encontrar palavras escondidas nos nomes abaixo.
CAROLINA
.................................................................................................
MARIANE
...............................................................................................
JULIANA
..................................................................................................
LIANA
-----------------------------------------------------------------------
LUCILIA
--------------------------------------------------------------
JOANA
--------------------------------------------------------------
OLIVIA
------------------------------------------------
3 ) No quadro abaixo,
você encontra as sílabas que formam quatro nomes de mulher. Use lápis com cores
diferentes e pinte as sílabas que formam cada um dos nomes. Lembre- se: para
cada nome uma cor diferente.
A
|
NA
|
RI
|
JU
|
CA
|
JU
|
NA
|
MA
|
LI
|
A
|
NA
|
A
|
NE
|
RO
|
LI
|
LI
|
A
|
Agora
escreva nas linhas os nomes que você encontrou:
----------------------------------
-------------------------------------------------------
------------------------
Atividade
realizada em 3/9
Estudos sugerem que a crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita devem participar de atividades para desenvolver a consciência fonológica, em programas de reforço escolar ou terapias com profissionais especializados, como fonoaudiólogo ou psicopedagogo. Além disso, as escolas podem desenvolver desde a pré-escola, atividades de consciência fonológica com objetivo preventivo, a fim de minimizar as possíveis dificuldades futuras na aquisição da escrita (Guimarães, 2003)
Dando continuidade a "brincadeira " trocando letras
Estudos sugerem que a crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita devem participar de atividades para desenvolver a consciência fonológica, em programas de reforço escolar ou terapias com profissionais especializados, como fonoaudiólogo ou psicopedagogo. Além disso, as escolas podem desenvolver desde a pré-escola, atividades de consciência fonológica com objetivo preventivo, a fim de minimizar as possíveis dificuldades futuras na aquisição da escrita (Guimarães, 2003)
Hoje , os alunos do contra turno ( turma 8601 ) conheceram a poesia
Se
Graça trocar
de lugar as letras ,
a garça voa!
E a menina,
sem graça,
fica sozinha!
Bartolomeu Campos de Queirós
de lugar as letras ,
a garça voa!
E a menina,
sem graça,
fica sozinha!
Bartolomeu Campos de Queirós
Atividades realizadas:
Leitura da poesia
Discussão sobre o tema
Descoberta da letra trocada
Espaçamento/contagem palavras
Envolver na poesia
Nome próprio/nome de uma ave (
foi relembrado as características das aves )
Envolver as palavras : menina /
sozinha
Copiar no caderno :
Uma palavra com 3 sílabas/ Com 1
sílaba / terminada por S
JANELA
L LEIA PARA O/A
PROFESSOR/A A PALAVRA ESCRITA ACIMA.
1 VAMOS FORMAR UMA
NOVA PALAVRA A PARTIR DESTA?
TROQUE A 1ª LETRA (J)
PELA LETRA (P) E VEJA QUAL É A NOVA
PALAVRA FORMADA
...................................................
AGORA TROQUE O (J )
POR ( C ) ...........................................................
2) VAMOS CONTINUAR NOSSA BRINCADEIRA
DE REALIZAR ALGUMAS
TROCAS E FORMAR NOVAS PALAVRAS
BATATA
QUAL A SÍLABA QUE SE
REPETE ? _________________
PINTE AS SÍLABAS
REPETIDAS COM LÁPIS DE COR.
MONTE A PALAVRA COM O
ALFABETO MÓVEL.
ONDE APARECE A LETRA
(T ), TROQUE-A PELA LETRA ( N).--------------------
BOLA
TROQUE A 1ª LETRA PELA LETRA C
PALAVRA FORMADA
...................................................
AGORA TROQUE A LETRA C PELA LETRA M
PALAVRA FORMADA
...................................................
Tenho uma turma de alfabetização e sempre visito esse blog, achei muito interessante estas atividades vou utilizá-las. Um abraço Rita
ResponderExcluirOlá Laís,
ResponderExcluirpassei para te cumprimentar e te dizer que continuo acompanhando o Blog da escola. Parabéns pela sua dedicação.
Claudia Goes
Olá Claudia, sua visita é sempre bem vinda, mães como você que estão sempre nos incentivando nos fortalecem cada vez mais na nossa caminhada. Obrigada pelo carinho
ResponderExcluirLais
Muito interessante, bom ver as crianças produzindo. Abraços Leila
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