Arquivo do blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Trabalhando a escrita com função social

O que significa trabalhar a escrita com função social?

..." É indispensável , porém, é a clareza de quem está dirigindo esse processo: o professor. É a ele que cabe a responsabilidade de mostrar e de verdadeiramente ensinar o importante papel da escrita num mundo cada vez mais complexo,
Para isso , é necessário que o professor chame a atenção importância da escrita e onde ela é utilizada na sociedade, para então, através das práticas da leitura e produção, inserir o aluno no seu universo, trabalhando a escrita em suas diferentes funções.o do aluno para ... " 
Trabalhando com a Palavra Viva
Sandra Maria Bozza Martins/ Angela Maria Batista Sérkez p 33

Baseada nestes pressupostos a professora Viviane regente da turma 1202, após a contação de história do livro Só um minutinho, percebendo o interesse dos alunos, realizou atividades de escrita com função social.





Autora: Ana Maria Machado
Uma vovó bem ativa recebe a visita do Senhor Esqueleto, na verdade, a morte, que vem buscá-la. Mas ela é muito esperta e vai adiando o momento da partida, arrumando coisas para sua festa de aniversário e pedindo-lhe para esperar um minutinho. A festa foi linda e cheia de gostosuras. Quando acaba, ela beija seus netos um por um e vai avisar o Senhor Esqueleto que ela está pronta, mas encontra apenas um bilhete, dizendo que a festa foi tão boa que ele não vai perder a do próximo ano de jeito nenhum.




Como na história o Sr esqueleto deixa um bilhete para a vovó,a tia Vivi propôs aos alunos que escrevessem um bilhete para a Coordenadora Pedagógica



Cartas que foram respondidas com muita alegria.

Após esta atividade realizou com a turma a produção de texto coletiva.

E finalmente os alunos realizaram uma produção textual individual


Assim formamos leitores/escritores competentes.
Parabéns professora Viviane !
Parabéns turma 1202 !

Um abraço
Lais Coutinho

3 comentários:

  1. Eles gostaram tanto da história que já recitam os argumentos da Vovó Carocha em coro!!!

    Só para ilustrar, a Coroa faz parte de um programa de incentivo de boas atitudes. Temos o Príncipe e a Princesa, que devem obviamente ser exemplos de comportamento, senão tem que passar a coroa para outro amiguinho.

    Foi muito gostoso trabalhar esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada prof Viviane pela dica , vou procurar este livro na sala de leitura da minha escola.Bjs
    Regina

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal. Parabéns pela criatividade.
    Tia Lu

    ResponderExcluir