Arquivo do blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tipologia textual : Lista




A turma 1303 descobriu que escrevemos e lemos para recordar, registrar , localizar, manipular, ordenar , classificar , etc. dados concretos e/ou informações específicas.




Ao planejar suas atividades com esse tipo de texto, é importante considerar:
Atividade de escrita de listas: por ser um gênero de estrutura simples, possibilitam que os alunos pensem muito mais na escrita das palavras ( que letras usar, quantas usar, comparar outras escritas etc.) Você deve propor atividades de escrita de listas das quais os alunos possam de alguma forma fazer uso. Por exemplo: escrever a lista dos contos lidos, a lista dos animais que já foram estudados e a dos que ainda pretendem estudar, a lista dos personagens preferidos etc. Vale ressaltar que, quando propomos a escrita de um texto visando a reflexão sobre o sistema de escrita e colocar questões para que confrontem suas hipóteses. Nesses casos também não é aconselhável corrigir, escrever embaixo, enfim, fazer uso de recursos similares, pois o objetivo não é a escrita convencional nem a legibilidade do texto.
Ao planejar atividades de produção de listas, considere que é possível propor que os alunos ditem o texto para você escrever, que escrevam reunidos em grupos ou duplas ou ainda escrevam utilizando outros suportes, além do lápis e papel, como as letras móveis.
Atividades de reflexão sobre a escrita: sempre que for possível favorecer a reflexão dos alunos sobre a escrita. Proponha comparações entre palavras que começam ou terminam com a mesma forma ( letras, partes da palavra).
As listas são ótimos textos para realização dessas atividades e como favorece a reflexão sobre o sistema de escrita, sua utilização deve ser mais intensa enquanto houver alunos que não leem e escrevem convencionalmente.
O que mais fazer?
Ensine a turma a utilizar os nomes do cartaz como fonte de informação sobre a escrita de uma forma geral. Para tanto, sempre que puder, compare a escrita de outras palavras com a escrita dos nomes neles listados. Quando surgirem dúvidas, sugira que eles busquem a solução em determinados nomes no cartaz.
Compare os nomes analisando não apenas as letras iniciais, mas também as letras finais, as letras do meio das palavras e etc. Proponha outras análises seguindo um encaminhamento aqui proposto, tendo como apoio a lista de nomes da turma afixados no mural.
Quais nomes terminam com "a" e quais terminam com "o"? São nomes de meninas ou meninos?
Com quais outras letras terminam os nomes das meninas? E os nomes dos meninos?
Quais nomes tem mais letras? Quais tem menos letras? Qual a letra que mais aparece ao final dos nomes da sua turma?
Com qual letra começa seu nome? Qual outro nome da lista que começa com a mesma letra?  (podem utilizar o crachá como suporte).
Fonte: Guia de Planejamento do professor alfabetizador - Projeto Ler e Escrever


Conteúdo: Tipologia textual: Listas. 

Objetivos:
Reconhecer o uso funcional das listas e estrutura desse tipo de texto.
Perceber relação fonema/grafema
Aquisição base alfabética
Ampliar o volume da escrita


Foi colocado um pote com doces em forma de frutas.
Cada aluno pegava uma fruta ( doce ) e deveria escrever o nome da fruta .





Foi apresentada uma lista de frutas aos alunos:
Leitura oral da lista pelo professor e  alunos
Cada aluno foi convidado a envolver o nome da fruta ( doce) que ganhou na lista 
Foi marcado na lista: palavra maior, menor , com til, que começava com a inicial do nome do  aluno etc
Foram marcadas as sílabas nas palavras 



Outras atividades realizadas:








 Esta atividade não se encerra aqui, já combinamos que faremos uma lista de frutas para prepararmos uma deliciosa salada de frutas.

Aprender assim é uma delícia!!!

Parabéns professora Soraia!
Parabéns turma 1303 !
Um abraço
Lais Coutinho

Um comentário: