A turma 1303 descobriu que escrevemos e lemos para
recordar, registrar , localizar, manipular, ordenar , classificar , etc. dados
concretos e/ou informações específicas.
Ao planejar suas atividades com
esse tipo de texto, é importante considerar:
Atividade de escrita de listas:
por ser um gênero de estrutura simples, possibilitam que os alunos pensem muito
mais na escrita das palavras ( que letras usar, quantas usar, comparar outras
escritas etc.) Você deve propor atividades de escrita de listas das quais os
alunos possam de alguma forma fazer uso. Por exemplo: escrever a lista dos
contos lidos, a lista dos animais que já foram estudados e a dos que ainda
pretendem estudar, a lista dos personagens preferidos etc. Vale ressaltar que,
quando propomos a escrita de um texto visando a reflexão sobre o sistema de
escrita e colocar questões para que confrontem suas hipóteses. Nesses casos
também não é aconselhável corrigir, escrever embaixo, enfim, fazer uso de
recursos similares, pois o objetivo não é a escrita convencional nem a
legibilidade do texto.
Ao planejar atividades de
produção de listas, considere que é possível propor que os alunos ditem o texto
para você escrever, que escrevam reunidos em grupos ou duplas ou ainda escrevam
utilizando outros suportes, além do lápis e papel, como as letras móveis.
Atividades de reflexão sobre a
escrita: sempre que for possível favorecer a reflexão dos alunos sobre a
escrita. Proponha comparações entre palavras que começam ou terminam com a
mesma forma ( letras, partes da palavra).
As listas são ótimos textos para
realização dessas atividades e como favorece a reflexão sobre o sistema de
escrita, sua utilização deve ser mais intensa enquanto houver alunos que não leem
e escrevem convencionalmente.
O que mais fazer?
Ensine a turma a utilizar os
nomes do cartaz como fonte de informação sobre a escrita de uma forma geral.
Para tanto, sempre que puder, compare a escrita de outras palavras com a
escrita dos nomes neles listados. Quando surgirem dúvidas, sugira que eles
busquem a solução em determinados nomes no cartaz.
Compare os nomes analisando não
apenas as letras iniciais, mas também as letras finais, as letras do meio das
palavras e etc. Proponha outras análises seguindo um encaminhamento aqui
proposto, tendo como apoio a lista de nomes da turma afixados no mural.
Quais nomes terminam com
"a" e quais terminam com "o"? São nomes de meninas ou
meninos?
Com quais outras letras terminam
os nomes das meninas? E os nomes dos meninos?
Quais nomes tem mais letras?
Quais tem menos letras? Qual a letra que mais aparece ao final dos nomes da sua
turma?
Com qual letra começa seu nome?
Qual outro nome da lista que começa com a mesma letra? (podem utilizar o crachá como suporte).
Fonte: Guia de Planejamento do
professor alfabetizador - Projeto Ler e Escrever
Conteúdo:
Tipologia textual: Listas.
Objetivos:
Reconhecer
o uso funcional das listas e estrutura desse tipo de texto.
Perceber
relação fonema/grafema
Aquisição
base alfabética
Ampliar o volume da
escritaFoi colocado um pote com doces em forma de frutas.
Cada aluno pegava uma fruta ( doce ) e deveria escrever o nome da fruta .
Foi apresentada uma lista de frutas aos alunos:
Leitura oral da lista pelo professor e alunos
Cada aluno foi convidado a envolver o nome da fruta ( doce) que ganhou na lista
Foi marcado na lista: palavra maior, menor , com til, que começava com a inicial do nome do aluno etc
Foram marcadas as sílabas nas palavras
Outras atividades realizadas:
Esta atividade não se encerra aqui, já combinamos que faremos uma lista de frutas para prepararmos uma deliciosa salada de frutas.
Aprender assim é uma delícia!!!
Parabéns professora Soraia!
Parabéns turma 1303 !
Um abraço
Lais Coutinho
Muito legal! Amei as frutinhas !!!
ResponderExcluir