Arquivo do blog

domingo, 3 de junho de 2012

Ler e escrever pode ser tão interessante quanto brincar;


Como cita Sandra Bozza (  http://www.sandrabozza.com.br/?p=310

“Afinal, que é texto significativo?
Texto significativo é aquele circula socialmente, aquele que organiza, informa, diverte, registra. É o que a sociedade utiliza no seu cotidiano viver, que tem uma função social.
É claro que é necessário primar pelo interesse da criança, mas conduzi-la sempre para além de suas expectativas, pois o papel do professor é aproveitar o que o aluno sabe para ensinar o que ele precisa saber (ou conhecer, como é a questão de textos de todos os gêneros).
Talvez o que ocorreu nos idos de 80, quando chegou ao Brasil a tendência de não mais se trabalhar com as famílias silábicas e sim com aquilo que tinha significado para o aluno, foi uma má interpretação do que era necessário mostrar para as crianças:
a) que tudo o que se fala pode ser escrito;
b) que a escrita pode vencer distância e tempo;
c) que ler e escrever pode ser tão interessante quanto brincar;
d) que o mundo da escrita sempre tem lugar para os que estão sendo alfabetizados.
A escrita espontânea, defendida por Luiz Carlos Cagliari (e por mim), aquela que visa dar vez a voz dos alunos, deveria ser resultado do trabalho com o texto significativo e não o contrário.

Assim a turma 1202 ( Professora Viviane ) conheceu  a poesia " Zebrinha " 












Atividades realizadas
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE AS PARTES DO TEXTO
. Ideia de representação
Relação oralidade/escrita
.Desenho como forma de representação gráfica
. Relação  grafema/ fonema
. Direção da escrita
. Espaçamento entre palavras.
. Leitura com ritmo , fluência e entonação
. Tipologia textual
. Rima 
etc

ANÁLISE DAS RELAÇÕES NO INTERIOR DA PALAVRA

 Reflexão sobre a grafia correta das palavras.

Alguns exercícios realizados:

    PRA COMPRAR PRA ZEBRINHA
ZEBRINHA
    A COITADINHA
    PIJAMA DE LISTRINHA
    E PASSA DIAS INTEIROS
    SÓ TEM UMA ROUPA
    VESTIDA DE PIJAMINHA
    COITADA DA ZEBRA
    - QUE TAL A GENTE SE JUNTAR
    DORME DE PIJAMA
WANIA AMARANTE 
    E FAZER UMA VAQUINHA
    É TÃO POBREZINHA
    UM VESTIDO DE BOLINHA?





Texto fatiado


CAÇA PALAVRAS


PROCURE AS PALAVRAS DA POESIA
1.  ZEBRINHA
2.  POBREZINHA
3.  ROUPA
4.  PIJAMA
5.  VAQUINHA
6.  VESTIDO
7.  BOLINHA
V

T

I
L
O
F
E
A
S
G
T
A

E

V

E

S
T
I
D
O
Q
Z
Q
V
I
S
T
I
Y
T
R
E
E
U
B
O
L
I
N
H
A
Y
Ç
B
I
W
R
O
U
P
A
B
J
U
R
N
Z
E
R
B
T

Y

P
O
L
I
H
N
H
P
I
J

A

M
A
H
N
A
P
I
P
O
L
I
U
Y
T
H
C
A
R
D
E
U
O
U
H
K
A
P
O
B
R
E
Z
I
N
H
A
N


CONTE QUANTAS LETRAS TEM ESSAS PALAVRAS DA POESIA E DEPOIS PINTE A PRIMEIRA LETRA.
1.ZEBRINHA     ______
2.ZEBRA           ______
3.POBREZINHA      ______
4.ROUPA           ______
5.COITADINHA______
6.PIJAMA          ______
7.PIJAMINHA    ______
8.VAQUINHA     ______
9.VESTIDO        ______
10.          BOLINHA  ______

DESENHE COMO VOCÊ ACHA QUE SERIA UMA ZEBRA COM VESTIDO DE BOLINHA.


 POESIA
ZEBRINHA
WANIA AMARANTE      
COITADA DA ZEBRA
É TÃO POBREZINHA
SÓ TEM UMA ROUPA
A COITADINHA
DORME DE PIJAMA
PIJAMA DE LISTRINHA
E PASSA DIAS INTEIROS
VESTIDA DE PIJAMINHA
-- QUE TAL A GENTE SE JUNTAR
E FAZER UMA VAQUINHA
PRA COMPRAR PRA ZEBRINHA
UM VESTIDO DE BOLINHA?
ENCONTRE NA POESIA AS PALAVRAS ABAIXO E PINTE-AS.
ZEBRINHA       ROUPA             PIJAMA
VAQUINHA    LISTRINHA        DIAS
COITADINHA    VESTIDO    BOLINHA


Foi lançado um desafio aos alunos : Estudar a poesia para 2ª feira ler para CP"  Quem a turma eleger como melhor leitor ganhará um bombom " 

Claro que já comprei uma caixa de bombons , tenho certeza que todos irão ler muito bem.

Lais Coutinho


4 comentários:

  1. Bom ver o blog se movimentar. Parabéns! Atividade divulgada via facebook e twitter.

    ResponderExcluir
  2. Angela, agora o blog vai bombar novamente, reservei um tempinho para colocar as postagens em dia.
    Mais uma vez você me deu ânimo para atualizá-lo.
    Obrigado.
    Beijos
    Lais

    ResponderExcluir
  3. É muito motivante para mim, enquanto regente da Turma 1202, vê-los motivados para a leitura! A busca deles se torna minha também, na reflexão constante para o planejamento das aulas, na descoberta de novos caminhos que os ajudarão nesse processo. Só tenho a agradecer a minha CP que, com seu amor e dedicação à alfabetização, nos contagia, nos provando a cada dia que vale a pena nos entregarmos de coração.

    ResponderExcluir
  4. Adorei Vivi! Bom te ver! Parabéns pelo trabalho e sua alegria de ver seus alunos crescendo! Saudades!!!!

    ResponderExcluir