“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de
cabelo louro, traz na alma, quando
não no corpo, a sombra, ou pelo menos
a pinta, do indígena ou do negro...”
Gilberto Freyre, Casa Grade e
Senzala
Novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra . Na nossa escola este tema é trabalhado o ano todo, pois acreditamos que
relações raciais e o respeito à diversidade devem ser
trabalhados sempre.
Inserir a temática negra no
currículo escolar é uma forma de combater a discriminação, apontam
especialistas. Pais e professores também podem ajudar a reforçar a identidade
cultural de crianças e jovens negros escolhendo livros e brinquedos com essa
temática. "Esses materiais didáticos podem ser introduzidos na primeira
infância, quando a criança começa a brincar", diz Oswaldo, da Metodista.
Assim a criança vai automaticamente entender e até apreciar as diferenças.
"É preciso naturalizar esse processo", conclui. http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/consciencia-negra-511253.shtml
Desta forma optamos por trabalhar o tema através da literatura infantil, alunos viram vídeos, ouviram histórias e leram livros.
Menina Bonita do Laço de Fita
Autor: Ana Maria Machado
O livro permite que seja abordado
em sala temas com a diversidade racial.Desenvolvimento do tema da diversidade,
não somente com o objetivo de apresentar aos alunos a riqueza da diversidade
étnico-cultural brasileira, contribui para que as crianças se apropriem de
valores como o respeito a si próprias e ao outro, mas também com o objetivo de
elevar a auto-estima do aluno negro.
Minha família colorida
Autora: Georgina Martins
O livro Minha Família é Colorida
conta a historia do menino Ângelo que tinha uma família toda colorida. Ele
tinha dois irmãos. O João e o Camilo. Ângelo era um menino observador, certo
dia chegou a casa e perguntou para sua mãe. Porque meu cabelo não vua. E o
cabelo da vovó vua.
Sua mãe demorou a entender, mas
concluiu que ele queria dizer voar. Entendeu também que ele queria dizer que
uns tinha cabelos lisos e outros da sua família tinham cabelos crespos. Sendo
assim ela sentiu que tinha de explicar melhor aquele assunto...
“- Mãe, então sabe por que o meu
cabelo não “vua” e a minha pele é assim, dessa cor? É porque a nossa família é
toda colorida, e eu acho que ela é muito bonita, igualzinha à minha caixa de
lápis de cor! “
Bonequinha preta
Autora: Alaíde Lisboa de Oliveira
O livro fala sobre: a
desobediência, o amor, e sobre
diversidade.
As meninas negras
Autora: Madu Costa.
O livro fala de três lindas meninas
que vieram da África, abordando a questão racial e cultural.
O cabelo de Lelê
Autor: Valéria Belem
Lelê não gosta do que vê.- De onde
vêm tantos cachinhos?, ela vive a se perguntar.
E essa resposta ela encontra num
livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana.
As Tranças de Bintou
Autora: SYLVIANE A. DIOUF
As tranças de Bintou é uma
história comovente que permite repensar o Brasil através dos costumes
africanos. "Grande parte da minha pesquisa é dedicada à história e à
cultura do povo africano. Quando me dei conta de quão pouco conhecemos esses
assuntos, senti que deveria partilhar o que aprendi, não somente com adultos,
mas também com os leitores mais jovens que, espera-se, cresçam mais bem
informados que as gerações anteriores. (A Autora)
Bichos da África
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Em “a mosca
trapalhona”, uma ação da pequenina mosca desencadeou uma sucessão de eventos
que chegou até a aldeia. A história ressalta que nenhum dos envolvidos tinha a
noção do conjunto e que só o chefe da aldeia, ao procurar entender toda a
situação desenrolou toda a trama. O chefe percebeu que
uma pequenina ação pode ser importante, mesmo que o protagonista da ação não
tenha esse conhecimento. http://www.acordacultura.org.br/livros/content/bichos-da-%C3%A1frica-0
Em junho : Os alunos do 1ºAno e 2º Ano conheceram a história Menina Bonita do Laço de Fita
Atividades realizadas
Turma 1301 Cabelo de Lelê
Turma 1201
Vídeo da bonequinha preta
Atividades realizadas
Grupo de reforço escolar contra turno turmas: 8601 e 1301
Alunos leram a história no computador
Após cada
aluno recebeu uma parte da história e foi convidado a ler para o grupo
Assuntos
abordados:
-
Características das meninas
-
Contribuição do negro em nossa cultura
- Nomes
das meninas ( Mariana- palavras dentro
do nome Maria/Ana/ Mar/Ri )
-
Interpretação da história
Alegria total: Criar a personagem preferida
Culminância: exposição dos trabalhos
Melhor momento: Capoeira
" A pluralidade cultural é um tema que pode ser abordado de
forma transversal, em várias disciplinas "
Parabéns a toda comunidade escolar
Um abraço
Lais Coutinho
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