Atividades realizadas com os
alunos do reforço escolar turma 8601
Estes alunos pertencem ao
projeto 3º Ano NCM, são alunos em
processo de alfabetização, que têm aulas de reforço no contra turno com a
Coordenadora Pedagógica.Estas atividades surgiram com a realização do curso de Formação de Professores da 3ª CRE, Histórias em Quadrinhos dinamizado por Andéa Fonseca e Luciene Vales.
Como foi trabalhado
·
Apresentação das histórias em quadrinhos: foi
apresentado para as crianças as revistas em quadrinhos e as tirinhas de
jornais. Foi comentado sobre os
personagens, características, foi mostrados
e explicados os significados dos balões os balões.
·
Releitura das capas das revistas, os alunos
observavam as capas das revistas e discutiam sobre elas, falando cores, título,
expressão dos personagens, etc..
·
Foram apresentados os personagens da turma da
Mônica e as características de cada um. Observando detalhes de cada personagem,
o que gostam seu animal de estimação, os brinquedos preferidos, etc...
·
Foi trabalhado especificamente os balões e as
onomatopeias: Foi explicado sobre os diferentes tipos de balões e seus
significados. As crianças deverão procuraram os balões nas revistas e fizeram
comentários. Ilustraram algumas
onomatopéias para que pudessem entender seu significado e ter condições de
lê-las durante as leituras.
·
Diálogos entre personagens: em um primeiro
momento foi explicado como é o diálogo
entre os personagens. Foi entregue desenhos da turma da Mônica em uma folha de
papel, para que as crianças criassem o diálogo de acordo com cada gravura.
·
Uso do computador: foi utilizado o computador para fazer os
desenhos e as escritas em balões. Foram colocadas algumas gravuras dos
personagens da turma da Mônica na tela e as crianças decidiram qual tipo de
balão seria usado em cada uma, escreveram dentro dos mesmos. Após receberam
folhas com alguns personagens para escreverem o nome e uma característica (
Produção de texto individual)
Leitura de uma
história: cada aluno recebeu uma história onde foram realizadas atividades de
leitura e exercícios de sistematização da língua. (destacar nomes dos
personagens, título, completar frases, retirar palavras com fonemas pedidos,
nome próprio, frase interrogativo-exclamativa etc.)
Escrevendo sobre os personagens
Criando histórias
Leitura
de história em quadrinhos
Cada
aluno recebeu uma história onde foram realizadas atividades de leitura e
exercícios de sistematização da língua. (destacar nomes dos personagens,
título, completar frases, retirar palavras com fonemas pedidos, nome próprio,
frase interrogativo-exclamativa etc.)
É muito bom ver esses alunos lendo e escrevendo. Parabéns Profª Laís.
ResponderExcluir