Arquivo do blog

sábado, 10 de novembro de 2012

Alfabetizando com histórias em quadrinhos



Atividades realizadas com os alunos do reforço escolar turma 8601
Estes alunos pertencem ao projeto  3º Ano NCM, são alunos em processo de alfabetização, que têm aulas de reforço no contra turno com a Coordenadora Pedagógica.Estas atividades surgiram com a realização do curso de Formação de Professores da 3ª CRE,  Histórias em Quadrinhos dinamizado por Andéa Fonseca e Luciene Vales 
Recomendo :

Como foi trabalhado
·         Apresentação das histórias em quadrinhos: foi apresentado para as crianças as revistas em quadrinhos e as tirinhas de jornais. Foi comentado  sobre os personagens, características, foi mostrados  e explicados os significados dos balões os balões.
·         Releitura das capas das revistas, os alunos observavam as capas das revistas e discutiam sobre elas, falando cores, título, expressão dos personagens, etc..
·         Foram apresentados os personagens da turma da Mônica e as características de cada um. Observando detalhes de cada personagem, o que gostam seu animal de estimação, os brinquedos preferidos, etc...
·         Foi trabalhado especificamente os balões e as onomatopeias: Foi explicado sobre os diferentes tipos de balões e seus significados. As crianças deverão procuraram os balões nas revistas e fizeram comentários. Ilustraram algumas   onomatopéias para que pudessem  entender seu significado e ter condições de lê-las durante as leituras.
·         Diálogos entre personagens: em um primeiro momento foi  explicado como é o diálogo entre os personagens. Foi entregue desenhos da turma da Mônica em uma folha de papel, para que as crianças criassem o diálogo de acordo com cada gravura.
·         Uso do computador:  foi utilizado o computador para fazer os desenhos e as escritas em balões. Foram colocadas algumas gravuras dos personagens da turma da Mônica na tela e as crianças decidiram qual tipo de balão seria usado em cada uma, escreveram dentro dos mesmos. Após receberam folhas com alguns personagens para escreverem o nome e uma característica ( Produção de texto individual)
Leitura de uma história: cada aluno recebeu uma história onde foram realizadas atividades de leitura e exercícios de sistematização da língua. (destacar nomes dos personagens, título, completar frases, retirar palavras com fonemas pedidos, nome próprio, frase interrogativo-exclamativa etc.)

Escrevendo sobre os personagens
 






 Criando histórias





Leitura de história em quadrinhos
Cada aluno recebeu uma história onde foram realizadas atividades de leitura e exercícios de sistematização da língua. (destacar nomes dos personagens, título, completar frases, retirar palavras com fonemas pedidos, nome próprio, frase interrogativo-exclamativa etc.)




Um comentário:

  1. É muito bom ver esses alunos lendo e escrevendo. Parabéns Profª Laís.

    ResponderExcluir