FOLCLORE
"Folclore não é apenas folguedos e festas. É a história construída pelos anseios, aspirações e esperanças de um povo, é uma linguagem na qual se manifesta a unidade que mobiliza multidões, que busca a sua verdade na identificação da cidadania, preservando seu valores e mantendo vivas suas raízes através das gerações" Claudia Mª Assis Rocha
Mês de agosto é o mês da alegria e agitação na nossa escola.
Estamos trabalhando o Projeto “ Folclore Identidade do Povo Brasileiro "
PROPOSTA DE TRABALHO
Como agosto é o mês do Folclore, trabalharemos com os alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros.
O encaminhamento do projeto será organizado por etapas. Inicialmente estudaremos a origem do brinquedo pesquisado e ou lendas/ receitas etc em seguida,confeccionaremos os brinquedos, dramatizaremos a lenda, confeccionaremos a receita etc
Após este momento chegará a etapa mais esperada pelas as crianças a do brincar com o brinquedo que elas construíram apresentar a dramatização/ degustar as guloseimas etc !!!!
A reinserção das brincadeiras populares para FARIA JUNIOR (1996) tem um enfoque multicultural. O jogo é importante para o indivíduo dando a possibilidade de se expressar graças à prática lúdica. A brincadeira infantil possibilita com que a criança lide com a fantasia, com o medo, com a imaginação e com o faz-de-conta. Junto com o processo de formação da personalidade constrói a sua identidade. Os jogos, as brincadeiras, a dança revelam, por seu lado, a cultura corporal de cada grupo social, constituindo- se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e tem um significado. CAMARGO (2002) afirma que o brincar, a diversão e o lúdico são traços de todas as sociedades conhecidas, em todas as épocas da História, e podem acontecer com qualquer momento do cotidiano dos indivíduos, estejam eles trabalhando ou estudando. Outro fator preponderante nessas aulas é apresentar as nossas crianças a imensa cultura popular brasileira e seu folclore, como suas, músicas populares, artesanato, danças brasileiras – brinquedo popular – e brincadeiras, afim de preservá-la no imaginário social.
Atividades : Cada criança escreverá e ou estudará um texto instrucional sobre o tema pesquisado. Devemos perceber que esse processo é bastante significativo, uma vez que, os procedimentos utilizados favorecem a construção prazerosa da aquisição da leitura, pesquisa e escrita .
Objetivos:
-reconhecer a importância cultural do folclore
-valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-reconstruir código linguístico e artístico
-exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-desenvolver o habito da pesquisa
-observar estrutura e características culturais
-estimular produções artísticas individuais e coletivas
-desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais
-estimular raciocínio e atenção
Conteúdo:
v Educação Infantil:
Brinquedos e brincadeiras folclóricas
v 1º ANO
Brinquedos e brincadeiras folclóricas
Músicas folclóricas( Cantigas de roda )
v 2º ANO
Brinquedos e Brincadeiras /Adivinhações / Parlendas
v 3º ANO
Brinquedos e Brincadeiras /Parlendas , trava-línguas/ Provérbios
v 4º ANO
Brinquedos e brincadeiras folclóricas
Receitas folclóricas
v 5º ANO
Brinquedos e brincadeiras folclóricas
Folclore Urbano
Lendas Urbanas
Personagens Folclóricos
Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada de acordo com o interesse dos alunos .
Após a realização dos trabalhos previstos farão primeiramente a exposição de ideias para aos colegas das outras turmas, todas as turmas confeccionarão um pequeno álbum onde estarão contidos os registros das atividades de cada oficina realizada no decorrer do projeto.
Cada turma organizará uma apresentação para a Culminância.
A finalização acontecerá em 15/9 , onde os alunos farão a apresentação das ideias aos pais e convidados.
Na culminância haverá apresentação das danças típicas de cada região.
Programação da Culminância:
Abertura :
Ciranda onde todos os alunos apresentarão : Você sabe o que é folclore?
EI Região sudeste ( Cidade Maravilhosa)
1º ano Centro Oeste ( Siriri)
2º Ano Região Norte ( Boi Bumbá)
3º Ano – Região Nordeste ( Penerô Xere e Asa Branca )
4º Ano Região Sudeste ( Tem que rebolar e Nega Maluca )
5º Ano Região Sul ( Xote Carreirinha )
Referências:
CAMARGO LO. Os preconceitos existentes sobre o lúdico. In: Camargo LO. Educação para o lazer. 1ª ed. São Paulo. Editora Moderna; 2002. p.17-19.
Varal do folclore
Proposta : Cada semana será exposto um varal no pátio com : lendas, parlendas, trava línguas etc
Os alunos , professoras e funcionários irão ler um texto para os alunos de outras turmas.
Objetivos :
Perceber a leitura como fonte de prazer
Despertar o interesse pela leitura
Integrar os alunos, professores e funcionários
Conhecer diversos tipos e gêneros textuais
Conhecer : lendas, parlendas, trava línguas etc
Prof Terezinha
Prof Haida
Prof Edna
Funcionária Regina
Prof Cristina
Prof Claudia
PARLENDAS
A PARLENDA faz parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e é transmitida oralmente através das gerações. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo. As parlendas apresentam-se como recurso para a leitura “lúdica” (os jogos) e para a introdução da parlenda no mundo da leitura. Contém de certa forma, um enunciado lúdico pedagógico pela sua forma, ritmo, desenvolvendo o aspecto psicossocial da criança, pois a sua linguagem é simples e atraente.Em contato com as parlendas as crianças poderão dar os primeiros passos para a comunicação verbal. Ver-se dessa forma que, ao trabalhar “as parlendas” em sala de aula, o professor coloca a criança em contato com o saber popular, esse popular que muitas vezes é imprescindível no avanço da literatura infantil, pois, muitos dos clássicos da Literatura Infantil “nasceram do meio popular ou em meio culto para depois se popularizarem em novas adaptações”. (Nelly Novaes Coelho; p 20, 1982.)
Objetivos :
O principal objetivo do trabalho com parlendas, trava-línguas, rimas, cantilenas e quadrinhas é refletir sobre o sistema de escrita, estabelecendo relação entre a fala e a escrita.
-Perceber a diferença entre gêneros textuais
-Aplicar os textos instrucionais em suas diferentes funções;
-Construir conhecimentos em relação à ortografia e ao alfabeto;
- Compreender o que são rimas e utilizá-las.
Nesta proposta os alunos de reforço escolar contra turno ( turma 8601 )
Conheceram a parlenda ( Um dois feijão com arroz )
Atividades realizadas:
Trabalhando com Parlendas:
Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.
_ Criações de Fichas:
Criar fichas com as palavras da parlenda ( em letra imprensa maiúscula).
Fichas com frases da parlenda.
Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda, etc...
SUGESTÃO
Parlenda:
Para conhecer a metodologia de parlenda, acesse o link abaixo.
https://docs.google.com/document/d/19S4bsTJPxiHhcdb4npf8-Z7WProGRcK6KGJ1_R8hpgs/edit
Para conhecer a metodologia de parlenda, acesse o link abaixo.
https://docs.google.com/document/d/19S4bsTJPxiHhcdb4npf8-Z7WProGRcK6KGJ1_R8hpgs/edit
Na mesma proposta a turma 1102 trabalhou a cantiga de roda " Atirei o pau no gato"
Brincadeiras Populares
A preservação destas brincadeiras é muito importante pra a preservação da história e do folclore do nosso país
A prof Luciana ( Educação Física ) desafiou a turma 1502 para o concurso da Cama de gato
A prof Angela turma 1502, está construindo brinquedos com os alunos
Dando continuidade ao Projeto, hoje, 20/8 os alunos do reforço escolar contra turno ( turma 8601 ) conheceram o texto Receita para fazer peteca de jornal
Algumas atividades realizadas :
Envolver título
Espaçamento/ contar palavras
Envolver palavras que terminam com s ( chamar atenção do som do s invertido, comentar sobre o plural das palavras )
Destacar no quadro as palavras :
- jornal, barbante virar ( mostra r invertido ensinar o som )
- as palavras : tesoura , mostrar r brando
- mostrar amarrando ensinar o som do rr
- mostrar a palavra outros ( som do tr) franja ( som fr) cubra som( br)
Pintar no texto
- vermelho palavra com acento agudo/ verde acento circunflexo
- palavras no plural
- na frase número 1pintar a maior palavra
- na frase número 2 pintar a menor palavra
- na frase número 3 pintar a expressão bola de papel
- na frase número 4 a palavra franja
fatiar o texto e colar nos desenhos
Produção de texto
Organizar uma lista de brinquedos ou brincadeiras
Na hora de colocar em prática a receita e fazer a peteca , quando o jornal foi distribuído, uma pausa para leitura.
Finalmente o grande momento peteca pronta ... Hora de ir para o pátio brincar !
Turma 1101 ( Prof Edna ) construindo fantoche dos mitos folclóricos
Projeto
folclore 2012 – T:1402
Conhecendo
o folclore, redescobrindo o Brasil...
As
aulas do mês de agosto serão temáticas, em cada semana será estudada uma região
do Brasil, tendo como ponto de partida o tema folclore.
Começamos
a “caminhar” pelo Brasil, iniciando pelo sudeste, primeiro conhecemos o mapa e
observamos os estados que formam o sudeste e suas respectivas capitais.
A
primeira lenda contada foi do Saci, que é uma lenda contada em diversas regiões
e não apenas a sudeste. Os alunos leram um livro que contava a historia do
saci, depois vimos uma poesia e realizamos exercícios e interpretação sobre os
textos.
Depois
foi a hora de brincar com o mito, construindo a cabeça do Saci com dobradura.
2º
dia
A
partir da receita da feijoada carioca foram realizadas atividades matemáticas.
Problemas, medidas, cálculos das medidas e valores dos ingredientes.
3º dia –
Danças
folcoricas, a partir do passo-a-passo das danças batuque, cateretê, caxambu e
samba foram realizadas tarefas de interpretação textual que visavam observar a
percepção do aluno acerca das informações prestadas pela dança. Em um segundo
momento a turma assisitiu ao vídeo “vou caçar Saci”, depois leram a lenda do
Penedo (ES)
4º
dia –
Após
o resgate de todas as atividades da semana, foi a hora de pôr em pratica o
aprendizado da semana, caçando saci. Os alunos pintaram o saci, recortaram e
colaram o palito para dar mais firmeza ao saci e permitir que ele pule dentro
da garrafa. Os sacis foram escondidos pelo pátio da escola e cada criança
deveria encontrar seu próprio saci para prendê-lo na garrafa, com a ajuda de um
cronometro foi marcado o tempo que cada um levou para encontra-lo, depois
voltamos para a sala organizamos um ranking de acordo com o tempo de cada um.
Aprender assim é muito bom ...
Parabéns turma 1402!
Parabéns prof Jacqueline !
Um abraço
Lais Coutinho
Atividades realizadas em
30/08
Reforço Escolar Contra turno ( turma 8601)
Texto: LAGARTIXA
SABE MAIS
Fonemas trabalhados : L, X, S, N, Z INVERTIDO, R BRANDO, TIL
ATIVIDADES REALIZADAS
ENVOLVER PALAVRA
LAGARTIXA
ESPAÇAMENTO / CONTAGEM
DE PALAVRAS
PINTAR DE CORES
DIFERENTES : PALAVRAS INICIADAS : V,
M, S, P, C
MOSTRAR PALAVRA LAGARTIXA ( MOSTRAR SOM DO X )
MOSTRAR DIZ/FAZ ( SOM
DO Z INVERTIDO)
DESTACAR PALAVRA PAREDE
( MOSTRAR SOM DO R)
MOSTRAR AS PALAVRAS : COISA/SOBE EXPLICAR SOM DO S
TEXTO FATIADO
NO CADERNO COPIAR DA
PARLENDA:
PALAVRA ACENTO
CIRCUNFLEXO, PALAVRA COM TIL
MAIOR PALAVRA
PRIMEIRA PALAVRA/
ÚLTIMA PALAVRA
LISTAGEM PALAVRAS COM L
MOSTRAR SOBE/SABE VERIFICAR
DIFERENÇA
TEXTO COLETIVO : CRIAR OUTRA
PARLENDA : O prof inicia e alunos completam / VOCÊ DIZ QUE SABE MUITO ...
Parabéns crianças !
Vocês estão superando obstáculos , é muito bom ver o interesse de vocês.
Um abraço
Lais Coutinho
Na proposta " Construindo brinquedos " a turma EI 10 prof Ana Cristina deu um show criando móveis e carrinhos com caixa de fósforos e caixas de pasta de dente.
Muito bom !
Parabéns alunos da turma EI 10!
Parabéns Prof Ana Cristina !
Um abraço
Lais Coutinho
Turma 1202 ( Prof Viviane )
Confeccionando o Boi para a apresentação na II Feira Cultural
Confeccionando o convite
Parabéns prof Viviane
Parabéns turma 1202
Muito bom, parabéns ao grupo da Escola Félix Pacheco. Rita
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