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sábado, 21 de julho de 2012

Uma tarde especial



 Último dia de aula do semestre ...  Uma tarde fria ... Precisava  ser uma tarde  especial. Quanta coisa boa aconteceu nesta tarde ! Valeu a pena vir a escola.
A prof Viviane ( T 1202 )  trouxe como proposta trabalhar um  texto prescritivo :  A receita de um bolo de chocolate
Atividades realizadas:
Apresentação do texto em cartaz
Solicitação de levantamento de hipóteses sobre a tipologia textual
Reconhecer o uso funcional deste texto
Relação fonema/grafema
Identificar sílabas de  palavras lidas
Ler palavras
Identificar a existência de espaço , separando uma palavra de outra
Observar a direção da escrita
Identificar as letras do alfabeto comparando com os nomes dos alunos ( consultando a chamada) etc


 Já que tínhamos os ingredientes porque não trabalharmos as medidas?
Descobrir o que era comprado a dúzia, a quilo, a litro . Descobrir a quantidade de manteiga, relacionar metade,  etc

Momento emocionante " Colocar a mão na massa "



Enquanto o bolo assava
Surgia um texto no quadro ...
Quem cumprisse a ordem receberia uma recompensa 
( trabalhando a função social da leitura/ escrita )



HUM....Finalmente o bolo ficou pronto 


Depois de tanta emoção... bom mesmo foi relaxar lendo um livro

Parabéns Prof Viviane!
Parabéns Turma 1202 !

É preciso registrar que a turma 1402 ( prof Jacqueline ) também realizou esta atividade que não foi postada por não ter as fotos ,  o mais importante aconteceu: " os alunos da turma 1402 perceberam a importância da leitura e dos conhecimentos matemáticos para a realização de tarefas cotidianas " e também saborearam o delicioso bolo que fizeram com a prof.
Obrigada prof Jacqueline por ter cedido o cartaz da receita para turma 1202 . 
Parabéns prof Jacqueline!
Parabéns turma 1402 !

Para sabermos mais...

CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS PRESCRITIVOS (OU INSTRUCIONAIS)

TEXTOS PRESCRITIVOS

APRESENTAÇÃO
Os textos prescritivos são os que contêm informação acerca do modo de realizar uma atividade: são instruções. Podem ser simples, como a recomendação de uma atividade escolar, ou complexos, como uma lei parlamentar. Há instruções nos trabalhos manuais, nos jogos, no uso de aparelhos e máquinas, nas receitas culinárias, nos regulamentos, etc.
As tarefas escolares estão repletas de instruções sobre como faze-las. Uma das queixas mais freqüentes dos professores é de que "os alunos não lêem as instruções" ao realizarem as atividade. Não apenas na Educação Infantil, Mas no Ensino Fundamental também, Inclusive na universidade! Se não é fácil ler as instruções, tampouco o é escreve-las, "explicar com palavras" as tarefas envolvidas em qualquer atividade.
Talvez não se tenha dedicado um espaço adequado ao ensino das habilidades específicas de leitura e de escrita deste tipo de texto. Ou não se tenha dado suficiente importância à expressão e compreensão precisas das instruções. Os professores, de todos os níveis, costumam explicar – ou ler – as instruções importantes. Por sua vez, os alunos tendem a achar que essa explicação é suficiente. Às vezes, acontece que as instruções são repetidas constantemente em sucessivas tarefas, o que acostuma a pensar que não vale a pena lê-las. Portanto, qualquer mudança passará despercebida.
Seja como for, os textos prescritivos, instruções, requerem maneiras muitos concretas para serem escritos e lidos. E é preciso ensinar essas maneiras na escola desde muito cedo.
CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS PRESCRITIVOS OU INSTRUCIONAIS
FUNÇÃO
• regular com precisão o comportamento humano para realização de algum objetivo.
MODELOS
• Instruções escolares.
• Receitas culinárias.
• Regulamentos, códigos, normas: jogo, de comportamento, etc.
• Instruções de manejo de materiais, aparelhos,etc.
. Instruções para realização de trabalhos manuais, etc.
CONTEÚDOS
• Explicação detalhada de como fazer determinada tarefa.
• Presença de gráficos e sinais para ilustrar o conteúdo.
FORMATO
• Texto em prosa diferenciado graficamente do restante do texto (por exemplo, da enumeração de materiais necessários).
• Uso de formas de ordenação e esquematização: numeração dos passos a serem seguidos, roteiros, etc.
GRAMÁTICA
*Frases curtas e precisas. Uso léxico específico do tema, especialmente verbos de ação.
• Uso de formas impessoais no presente ou na 2ª pessoa no imperativo.
• Importância de partículas temporais para ordenar a seqüência de ações.
PROCEDIMENTOS DE LEITURA
• Uso de imagens, gráficos e ilustrações como complemento da informação textual.
• Identificação das etapas do processo temporal (o que é primeiro, o seguinte, etc.)
• Identificação e compreensão dos verbos de ação.
• Procedimentos de consulta no decorrer da realização da tarefa.
*FONTE: VÂNIA PESSOA - PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR
Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP


5 comentários:

  1. Parabéns prof Viviane, visitando o blog encontrei esta aula maravilhosa, professoras como vc é que me dão orgulho da minha profissão
    Erica Escola Era Uma Vez RJ

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  2. Que legal!!! Acompanho o trabalho de vcs e adoro
    Bjs
    Juliana

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  3. Blog sempre movimentado e com ótimas sugestões. Divulgado via facebook e twitter.

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    1. Olá Angela, sua visita nos alegra muito. Grata pelo incentivo.
      Bjs
      Lais

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  4. Gosto muito do trabalho de vcs, esta atividade está ótima. Parabéns a todos.
    Monica Colégio Metropolitano

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