Arquivo do blog

domingo, 7 de agosto de 2011

Agosto... Folclore

Escola 03 13 047 Félix Pacheco
Responsáveis : Coordenador Pedagógico, Professor Sala de Leitura, Professor Regente
PROPOSTA DE TRABALHO
Como agosto é o mês do Folclore,  trabalharemos  com os  alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. 
 O encaminhamento do projeto será organizado por etapas. Inicialmente estudaremos a origem do brinquedo pesquisado e ou lendas/ receitas etc  em seguida,confeccionaremos os brinquedos, dramatizaremos a lenda, confeccionaremos a receita etc 
Após este momento chegará a etapa mais esperada pelas as crianças a do brincar com o brinquedo que elas construíram apresentar a dramatização/ degustar as guloseimas etc !!!!
A reinserção das brincadeiras populares para FARIA JUNIOR (1996) tem um enfoque multicultural. O jogo é importante para o indivíduo dando a possibilidade de se expressar graças à prática lúdica. A brincadeira infantil possibilita com que a criança lide com a fantasia, com o medo, com a imaginação e com o faz-de-conta. Junto com o processo de formação da personalidade constrói a sua identidade. Os jogos, as brincadeiras, a dança revelam, por seu lado, a cultura corporal de cada grupo social, constituindo- se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e tem um significado. CAMARGO (2002) afirma que o brincar, a diversão e o lúdico são traços de todas as sociedades conhecidas, em todas as épocas da História, e podem acontecer com qualquer momento do cotidiano dos indivíduos, estejam eles trabalhando ou estudando. Outro fator preponderante nessas aulas é apresentar as nossas crianças a imensa cultura popular brasileira e seu folclore, como suas, músicas populares, artesanato, danças brasileiras – brinquedo popular – e brincadeiras, afim de preservá-la no imaginário social.
Atividades : Cada criança escreverá e ou estudará  um texto instrucional sobre o tema pesquisado. Devemos perceber  que esse processo é bastante significativo, uma vez que, os procedimentos utilizados favorecem a construção prazerosa da aquisição da leitura, pesquisa e escrita .

Objetivos:
-reconhecer a importância cultural do folclore
-valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado
-utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-reconstruir código lingüístico e artístico
-exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções
-desenvolver o habito da pesquisa
-observar estrutura e características culturais
-estimular produções artísticas individuais e coletivas
-desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais
-estimular raciocínio e atenção

Conteúdo:
v Educação Infantil:
Brinquedos e brincadeiras  folclóricas
Músicas folclóricas( Cantigas de roda )
v 1º ANO
Brinquedos e brincadeiras  folclóricas
v 2º ANO
Brinquedos e Brincadeiras /Adivinhações / Parlendas
v 3º ANO
Brinquedos e Brincadeiras /Parlendas , trava-línguas/ Provérbios
v 4º ANO
Brinquedos e brincadeiras  folclóricas
Receitas folclóricas
v 5º ANO
Brinquedos e brincadeiras  folclóricas
Folclore Urbano
Lendas Urbanas
Personagens Folclóricos


Cada turma trabalhará seu conteúdo de maneira dinâmica e diferenciada de acordo com o interesse  dos alunos .
Após a realização dos trabalhos previstos farão primeiramente a exposição de idéias para aos colegas das outras turmas,  todas as turmas confeccionarão um pequeno álbum onde estarão contidos os  registros  das atividades  de cada oficina realizada no decorrer do projeto.
Cada turma organizará uma apresentação para a Culminância.
A finalização será no dia 6/9  , onde os alunos farão a apresentação das idéias aos pais e convidados.
Referências:
CAMARGO LO. Os preconceitos existentes sobre o lúdico. In: Camargo LO. Educação para o lazer. 1ª ed. São Paulo. Editora Moderna; 2002. p.17-19.


E o nosso projeto já começou

Escola 03 13 047 Félix Pacheco
Data: 5/8
Gênero  textual : Receita 
Turma: 1101 Prof: Claudia
CP: Lais Coutinho
CONSTRUÍNDO BRINQUEDOS POPULARES
Barangandão
Materiais:
Papel crepom colorido
Jornal
Barbante
Cola ou fita crepe
Tesoura
Modo de fazer
Corte o papel crepom em tiras coloridas e compridas.
Junte dez tiras de diferentes cores.
Pegue uma folha de jornal, enrole e depois dobre como uma régua.
Enrole esta tira de jornal com o papel crepom e o barbante no meio até formar um pequeno “cilindro”. Passe fita crepe em volta.
Para brincar, segure pelo barbante e gire o brinquedo bem rápido
Atividades realizadas
Apresentação da receita em blocão, cada aluno recebeu uma cópia para realizar as atividades
Desenvolvimento
¢  Leitura da receita pelo professor
¢  Leitura da receita pelos alunos
¢  Conversa sobre o tipo do texto  ( para que serve , outros tipos de receitas )
¢  Conversa  sobre o significado das palavras que eles não conheciam;
¢   Leitura , apontando as palavras; marcando  os espaços entre elas;contagem de sílabas, letras
¢  Leitura pelo aluno , à medida que a palavra era  apontada .
¢  Localização do título
¢  Destaque de  palavras
¢  Foi trabalhado na palavra BARANGANDÃO o n invertido.



Construindo o brinquedo

Como foi utilizado o jornal, foi proposto aos alunos que explorassem   o jornal, procurando palavras conhecidas, letras números etc


Trabalhamos cores, contagem das tiras, dobradura, posição vertical, horizontal




Finalmente , a melhor hora:
Sair para o pátio para brincar com o Barangandão!
Quanta alegria!!!!
Brincando também aprendemos ... E muito!!!

Parabéns Professora Claudia !!!
Parabéns alunos da Turma 1101!!!
Lais Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário